Menu

Gestão Jurídica de Contratos "“ Questão de Governança

Compartilhe

Quantos contratos há na sua empresa? Quando eles são renovados,?reajustados, vencem, alterados? Há alguém que acompanha a vida desses contratos?

Considerando que nosso sistema jurídico permite a existência de contratos escritos e verbais, não estabelecendo para muitos contratos uma forma específica, podemos concluir que todas as empresas possuem inúmeros contratos, ainda que muitas das vezes, não identifiquem em seus negócios, a existência destes.
Independentemente da existência de instrumentos formais, escritos, regulando direitos e obrigações, as propostas comerciais, orçamentos, troca de correspondências, e-mails, acesso a sites, ou mesmo ligações telefônicas, podem, dependendo do caso, vincular as partes em relação aos direitos e obrigações nela contidos.
Quantos contratos há na sua empresa? Quando eles são renovados, reajustados, vencem, alterados? Há alguém que acompanha a vida desses contratos? Eles estão no sistema? Como são os controles em relação ao acompanhamento desses? A contabilidade reflete adequadamente os direitos e obrigações nele contidos? Independente da aprovação desses pelo jurídico, quem acompanha esses contratos? Quem são os responsáveis pela gestão deles? Cada departamento ou cada gerente é um dono, ou há uma política de gestão e avaliação destes? O que é pior, um contrato mal feito, ou um contrato mal administrado? Será que não há oportunidades de economia ou mesmo geração de caixa, em uma gestão adequada dos contratos da minha empresa. Como um escritório de advocacia pode ajudar nisso?

Compartilhe

Scroll to Top